Bon Jovi no forró? Como 'Misunderstood' virou refrão do hit 'No ouvidinho', de Felipe Amorim
- Eric Gomes
- 28 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

"No ouvidinho" colou no ouvido dos brasileiros. Neymar já postou a dancinha, assim como 150 mil fãs no TikTok. No YouTube, o clipe teve 16 milhões de views e disparou para o 2º lugar do ranking nacional em um mês. Nos comentários, os fãs reparam: já ouvi esse refrão...
O forró de Felipe Amorim tem refrão inspirado em "Misunderstood", faixa do Bon Jovi, de 2002. A música da banda americana teve clipe em alta rotação na MTV há 20 anos. Ela também foi trilha da personagem de Carolina Dieckmann na novela "Mulheres apaixonadas" em 2003. "No ouvidinho" saiu sem crédito aos autores de "Misunderstood". Mas Felipe Amorim admite ao g1 que a melodia do refrão foi feita com inspiração na música do Bon Jovi. O cantor cearense diz que a equipe dele já procurou os autores da música americana para fazer um acordo. Eles ainda não deram uma resposta. O g1 também procurou a assessoria de Bon Jovi e não teve retorno. O "Aaaaaah / I should have drove all night" de Bon Jovi dá lugar ao "Ai, ai, ai, ai, ai / Eu gosto quando você senta com essa cara de marrenta" de Felipe Amorim.

Há outro caso de hit de forró com trecho inspirado em sucesso gringo. "Coração Cachorro", de Ávine Vinny e Matheus Fernandes, fez barulho em 2021 com um "auuu" inspirado em "Same Mistake", de James Blunt. O inglês fez um acordo para ficar com 20% da autoria.
A ideia de "No ouvidinho" veio do caso Ávine/James Blunt. "O Caio (DJ, parceiro de composição de Felipe), falou: 'Essa pode ser uma nova 'late coração', com um trecho da música do Bon Jovi e a nossa cara. E eu falei: 'Bora, deu certo com o Ávine, pode ser que dê certo com a gente", diz Felipe Amorim.
"Mas a música não é um plágio, é um trecho, como se fosse uma referência, meio que uma homenagem para a música original", ele afirma.
"No ouvidinho" tem seis autores: Felipe Amorim, Caio DJ, Kaleb Junior, Kadu Martins, Pedro Carlos Padilha Andre e Pedro Vinicus Matos Alves.
Felipe Amorim conta que a composição surgiu no ônibus de turnê enquanto eles viajavam para divulgar "Red de maracujá", hit gravado por ele e Kadu Martins - que, aliás, tem um sample não creditado de "Gimme! Gimme! Gimme!", do Abba.
"Misunderstood" foi composta por Jon Bon Jovi e Richie Sambora, do Bon Jovi, com a ajuda de dois compositores especialistas em colaborar com astros pop: o americano Desmond Child e o sueco Andreas Carlsson.
Não são só Ávine e Felipe: há uma uma onda de forró com melodias gringas. O g1 já mostrou que os autores de "Tapão na raba", um dos forrós mais tocados 2021, não receberam nada pela composição depois de um questionamento da editora do rapper Saint Jhn, sampleado sem crédito na faixa.
Há ainda o caso de Brisa Star, a fadinha do piseiro que se jogou no passinho com melodias de Miley Cyrus e Camila Cabello.
FONTE: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2022/04/27/bon-jovi-no-forro-como-misunderstood-virou-refrao-do-hit-no-ouvidinho-de-felipe-amorim.ghtml
Comments